O que são Backlinks

BACKLINKS

O que são Backlinks? E sua importância para ranquear o seu site no Google

Um backlink é uma ligação feita de um site na internet, para outro site. Essa ligação é feita no conteúdo de alguma página do site A, apontando para algum conteúdo, de alguma página do site B, portanto, essa ligação entre sites na internet, são denominados Backlinks.

Essa estratégia tem como objetivo encaminhar o leitor para um conteúdo mais completo ou aprofundado de determinado assunto, o que também ajuda a levar mais tráfego de qualidade para o site em questão.

Essa estratégia está entre as mais importantes para o SEO, pois o Linkbuilding é um dos top 3 fatores de ranqueamento no Google, entre os mais de 200 que ele utiliza para ranquear os sites. Dentre esses fatores, destaco os 3 principais:
  • SEO Técnico – Web Vitals, Velocidade, Sitemap, SSL, Redirects, etc;
  • Conteúdo – Qualidade do Conteúdo;
  • Backlinks – Links internos e Links Externos.

Portanto, vamos explanar agora o que são Backlinks e o real motivo dele ser tão relevante para o ranqueamento de seu site e o porque ele deve receber uma atenção especial em sua estratégia de SEO.

Hoje em dia, não basta mais ter apenas um dos 3 pilares principais do fator de ranqueamento ou outro, sendo assim, não basta apenas ter SEO técnico e não ter um excelente conteúdo e backlinks.

E pode acreditar, a ausência de bons backlinks pode ser um fator decisivo para o seu site não estar no topo do Google.

Siga na leitura, pra você aprender e compreender tudo sobre esse Backlinks e conseguir fazer o uso correto dessa estratégia poderosíssima em sua estratégia de SEO.

O que são Links?

links

Antes de você aprender sobre os Backlinks, você precisa compreender o que são links.

Em termos gerais, o link é um endereço na web e sua função é a ligação, que redireciona o usuário de um site para outro site, através de um clique.

O termo Link é um termo muito popular por usuários que conhecem ou trabalham com SEO (Search Engine Optimization, ou em livre tradução, Otimização para os Mecanismos de Busca).

A estratégia de Linkbuilding é de extrema importância para dar relevância ao seu conteúdo dentro dos motores de busca e melhorar o seu ranqueamento no Google e nos demais buscadores.

É exatamente através dos Backlinks que você vai conseguir dar mais popularidade, autoridade e conseguir mais visitas orgânicas no seu site.

O que é Backlink?

linkbuilding

Agora que você sabe o que é um Link, vamos ao conceito do Backlink. Um backlink é o link feito em um conteúdo de um site, apontando para outro site.

O Google, bem como os demais buscadores usam os Backlinks como fator de ranqueamento, mas vale dizer que, não é qualquer backlink, hoje, é preciso ter qualidade, acima de quantidade, nos seus backlinks.
Outro fator a se observar é, quanto maior a concorrência para uma determinada palavra-chave, maior será sua dificuldade de ranqueamento, por isso, a aquisição de bons backlinks deve ser primordial em sua estratégia de SEO.

Em uma abordagem mais geral, podemos dividir os Backlinks em 2 categorias:

Links Internos

Para essa categoria, basta entender que o link interno é o link em um texto de nosso conteúdo, que vai guiar o usuário dentro de nosso próprio site, para outros conteúdos relacionados ao conteúdo que ele está lendo, ou até mesmo um conteúdo complementar e mais profundo ao tema abordado no momento de sua leitura, em uma outra página ou post diferente.
Essa estratégia é extremamente importante, pois com os Links Internos você otimiza a experiência do usuário no seu site, mostrando aos buscadores que o seu conteúdo é relevante e importante, retendo a atenção do usuário e aumentando o tempo de permanência dele em seu site.

Podemos também considerar a melhor fluidez e navegabilidade do usuário no site, aumentando o número de visitas a alguns conteúdos. Isso também ajuda a diminuir a tão conhecida Bounce Rate, métrica que aponta para a rejeição de um site ou página pelos usuários.

Todos esses fatores, são levados em consideração, para o ranqueamento do site nos mecanismos de busca.

Links Externos

Para essa categoria de Backlinks, consideramos os links de um site para outro site, domínios diferentes, podendo dividir essa categoria em:
  • Links de chegada: são links estrategicamente criados em algum conteúdo de outro site, apontando para nosso site;
  • Links de saída: links estrategicamente criados em nosso conteúdo, apontando para um outro site diferente.
Essa modalidade de link, geralmente se dá porque um determinado site indica um conteúdo que ele não tem ou porque é tão bom e relevante, até mesmo complementar ao seu, que ele faz essa “indicação” de conteúdo.
O site referenciado passa a receber autoridade e relevância para os motores de busca, bem como mais tráfego com o passar do tempo.
Mais um fator que é de suma importância e você deve estar atento a esse detalhe é se o backlink é de qualidade, ou se é um backlink ruim, portanto, vamos dividir esse conceito em duas partes:

Backlinks Bons

Em síntese, bons backlinks são backlinks de qualidade que vão influenciar positivamente no ranqueamento de seu site nos motores de busca, pois a cada bom link recebido, você ganha alguns pontos a mais.
Para identificar se você recebeu um bom link, basta observar alguns pontos como:
  • Esse link vem de um site de autoridade?
  • Esse link vem de um site que tem qualidade?
  • Esse site que me enviou os links possui bons backlinks?
  • Esse link é um link do-follow? (links no-follow também podem ser bons, porém, a tendência é não passar relevância, mesmo vindo de um bom site)

Backlinks Ruins

Há muitas controvérsias sobre os Backlinks ruins, pois tecnicamente, muitas coisas não estão explícitas nas políticas e regras, porém, uma ou mais dessas situações podem prejudicar o seu projeto, e te fazer perder posições.

Para diagnosticar backlinks ruins, observe alguns pontos, como:

  • Esse link vem de um site que não possui autoridade?
  • Esse link vem de um site que não possui qualidade?
  • Esse link vem de um conteúdo não original?
  • Esse link vem de sites de países diferentes? (salvo situações em que você trabalhe o país em questão)
  • Esse link veio de trabalho de criação de links em massa?
  • Esse link vêm de sites com conteúdo pornográfico ou similar?
Todos esses itens devem ser observados na hora de avaliar se o Backlink recebido é bom ou ruim.

Backlinks: Para que servem?

O uso dos backlinks, como mencionado anteriormente, serve para guiar os usuários entre conteúdos diferentes ou complementares, seja de um mesmo site, ou entre sites diferentes.
Para ilustrar melhor, digamos que em meu Blog eu fale sobre SEO e Otimização de sites e eu esteja falando sobre SEO On-page, mas precise fazer uma comparação com SEO Off-page, nesse momento, vou guiar o usuário ao conteúdo comparativo através de um link interno para outro conteúdo de meu próprio site.

Porém, em determinado momento digamos eu precise falar sobre Programação (códigos no site), sendo assim, muito provavelmente eu não terei expertise para detalhar todo esse conteúdo, logo, vou guiar o usuário interessado no tema para que ele complete a leitura em outro site, que é autoridade nesse assunto, através de um link externo.

Portanto, caso meu conteúdo não aborde ou não domine esse tema em específico, podemos indicar o usuário até alguma autoridade do assunto, mas lembre-se, escolha sempre um site realmente de confiança, desde que não seja um concorrente direto, de modo que além de ajudar o leitor a encontrar o que ele realmente deseja, você gere valor para a sua audiência!

Benefícios de criar uma estratégia de Backlinks para meu site

Agora que ficou muito claro, que backlinks trazem autoridade e relevância para o seu site, deixa claro que você deve investir em uma estratégia de backlinks, caso queira obter esses benefícios.

Quanto maior a gama de backlinks você recebe de outros sites, maior vai sendo sua autoridade e referência, aos olhos do Google, logo, você vai recebendo prestígio no ranking e escalando seu site para o tão desejado Topo do Google.

Quanto maior a gama de backlinks você recebe de outros sites, maior vai sendo sua autoridade e referência, aos olhos do Google, logo, você vai recebendo prestígio no ranking e escalando seu site para o tão desejado Topo do Google.

Pela lógica, na medida que sites bem vistos pelo Google referenciam e indicam você, claro que o Google vai confiar mais no seu site, entendendo que você é uma autoridade no assunto que você fala.

Como consequência, você passa a subir na classificação e vai subindo rumo ao topo e a receber mais tráfego orgânico, para as palavras-chave de seu interesse.

Como consequência, você passa a subir na classificação e vai subindo rumo no topo e a receber mais tráfego orgânico, para as palavras-chave de seu interesse.

Observe a quantidade de benefícios de uma estratégia de backlinks bem construída:

  • Autoridade: O seu site se torna uma autoridade no seu mercado;
  • Relevância: O seu site para a ganhar relevância para sua audiência;
  • Referência: Ganhando autoridade e relevância, você passa a ser referência de mercado;
  • Consolidação da Marca: Sua marca passa a se tornar um objeto de desejo;
  • Aquisição de Tráfego Qualificado: Aumento do tráfego de pessoas que realmente buscam a solução que você oferece.

Quais os tipos de Backlinks existentes?

Para uma estratégia de backlinks ser bem sucedida, é necessário ter naturalidade, bem como uma boa distribuição dos tipos de links que apontam para o seu site.

Existem vários tipos de Backlinks e você precisa conhecer essa variedade, para saber qual o tipo de link e quando você deve trabalhar em sua estratégia de Backlinks.

Portanto, vamos conhecer os tipos de Backlinks existentes:

Linkjuice

link juice 2
Linkjuice ou Juice Links é aquela fração de força do link que ao conduzir o leitor de uma página na internet diretamente para algum conteúdo de seu site, ou até mesmo diretamente para a Home (Página Inicial) do seu site vai passar a força e autoridade, portanto, contam pontos positivos na hora de ranquear o seu conteúdo e seu site.

No-follow Links

link no follow
Teoricamente, os links com a tag de atributo Nofollow ou melhor “rel=nofollow” não passam relevância e nem autoridade. Mas quem define isso é o Google, nós apenas sinalizamos através dessa tag que, em síntese, esse link pode estar indo para um site, o qual não conhecemos sua autoridade e por isso, classificamos como um site “questionável”.

Do-follow Links

link juice
Os Links Do-follow ou follow, são os links normais, porque mesmo apesar de não existir uma tag com o atributo “dofollow” ou “follow”  é aquele link, que ao ser criado, na ausência do atributo “rel=nofollow” vai automaticamente sinalizar ao mecanismo de busca que ele pode transferir o Juice, atribuindo ao site mencionado a sua relevância e sua força, por ser uma fonte confiável e segura.

Bad Quality Links

bad quality links pjog1isis74vildm1as7psjgm9jnc6pcz5h3ltn2yg
Low Quality Links são links de baixa ou nenhuma qualidade, que apontam para o seu site ou blog. Esses links geralmente são oriundos de:
  • Sites pornográficos;
  • Sites estrangeiros (China, Japão, Rússia, Polônia, etc);
  • Diretórios de Sites;
  • Sites de SPAM;
  • Sites gerados por geradores de webs 2.0 em massa;
  • Links GSA.
Esses links possuem pouquíssima ou nenhuma qualidade e em alguns casos, ao invés de ajudar, pode prejudicar muito seu projeto.

Internal Links

links internos
Como o próprio nome diz, Linkagem Interna nada mais é do que os links que levam de uma página a outra dentro do seu próprio site. Essa estratégia é muito bem usada para conduzir o leitor de um determinado conteúdo, para outro conteúdo que complemente esse assunto, ou que aprofunde mais no tema.

Estratégia fundamental para melhorar a permanência do usuário no seu site, bem como reduzir a tão temida “Bounce Rate”, ou taxa de rejeição.

Anchor Text

texto ancora pjog18gap0ruw2h7dto8ikteupv0jaiogpafdp4amo
O Texto âncora é o termo usado na hora de criar o link que vai conduzir o leitor para o destino, seja ele interno ou externo, aquela palavrinha que fica destaca, geralmente de outra cor (podendo variar de cor, de acordo com o layout utilizado).

Essa estratégia é fundamental para melhorar sua relevância em uma determinada palavra-chave.

Por que os Backlinks são tão importantes para o SEO do seu site?

Inquestionavelmente os backlinks são hoje um dos principais fatores para o ranqueamento de sites no Google, bem como os demais mecanismos de busca.

Então se a sua pergunta é se realmente vale a pena investir em uma estratégia de backlinks, a resposta é sim!

O Google e os demais buscadores usam os backlinks como “indicação”, portanto, conseguem dar autoridade e relevância para sites que têm boa base de backlinks de qualidade, ou seja, backlinks que também possuel autoridade e relevância para os buscadores.

Na lógica, então quanto mais sites de autoridade, indicam e apontam o seu site, para o Google e os demais buscadores, o seu site é tido como o mais relevante do que outros do mesmo assunto que não possuem conteúdo e nem backlinks como você!

Como Começar uma Estratégias de Backlinks para o seu Site?

Como você já aprendeu o que são os Links, o que são os Backlinks, para que servem os Backlinks, o porque devemos ter uma estratégia de Backlinks em nosso Site, quais os tipos de Backlinks existem e do porque os Backlinks são importantes para nosso projeto SEO, agora chegou a hora de você entender como começar a montar uma estratégia de Backlinks para o seu site.

Para iniciar toda base de Backlinks de seu projeto, o ideal e recomendado é que “a casa esteja feita” e para ter seu alicerce bem construído, você precisa ter o seu SEO Onpage bem feito.

Após ter um site digno de receber bons Backlinks, o próximo passo é você saber o que é o Linkbuilding.

  • O que é Linkbuilding: Linkbuilding nada mais é do que um somado de ações estratégicas que objetivam construir uma rede de links externos que apontam para o seu site.

Na prática essa ações tem como foco aumentar a autoridade e relevância de seu site, bem como trazer tráfego qualificado para o seu site. Tudo isso somado a melhora no posicionamento orgânico nos ranks do Google e demais buscadores.

Agora um ponto primordial na construção de sua estratégia de Backlinks é entender como funciona “quem dita as regras desse negócio” o tão desejado e temido ao mesmo tempo Google.

Entendendo o que o Google deseja

O Google está cada dia mais focado na experiência do usuário, basta entender as suas atualizações, uma após a outra, cada dia mais focado na experiência do usuário.

Tanto que sua missão é:

“Organizar as informações do mundo e fazê-las universalmente acessíveis”

Dito isso, pense, não basta apenas ter conteúdo no site. Agora pense, o seu conteúdo é realmente bom? O seu conteúdo é útil e ajuda o seu usuário a conseguir o que ele deseja? Seu conteúdo resolve o problema da sua audiência? O seu conteúdo está organizado e hierarquizado da maneira certa? De modo a facilitar o entendimento e a navegabilidade o seu visitante?

Defina seus principais objetivos para a estratégia

Por mais incrível que possa parecer, definir os objetivos te ajudará a se organizar melhor e saber qual tipo de sites e parceiros para link buscar, por exemplo, você deseja posicionar uma página do seu site, que fale sobre dieta low carb, você deve procurar páginas que falem do mesmo assunto, e ainda usará como texto âncora palavras como: “dieta low carb”, receitas low carb”, “benefícios da dieta low carb”, entre outras.

Portanto, em sua estratégia, você pode ter objetivos diferentes, para momentos diferentes, tais como:

  • Impulsionar sua marca;
  • Obter Tráfego qualificado;
  • Ranquear páginas e categorias específicas;
  • Fortalecimento de Domínio.

Agora fica claro, que cada um desses tópicos exigirá um tipo específico de trabalho na construção de backlinks, e os objetivos serão os guias da estratégia.

Procure por parceiros relevantes para seu nicho

Ter parceiros certos e de boa qualidade ditará o sucesso de sua estratégia de backlinks.

Os seus backlinks devem ter contextualidade, pois não faz muito sentido um engenheiro mecânico criar um artigo e postar, falando sobre cirurgia de ortopedia canina, concorda?
Na busca por parceiros para conseguir bons backlinks, você deve sempre focar em nicho que seja semelhante ao seu, bem como influencers e blogueiros com tema relacionado ao seu.

Para você pegar a visão exata do que queremos dizer, pense que você é um nutricionista, e vai fazer uma postagem no seu site: O guia definitivo manter uma alimentação saudável.

Você pode buscar por parceiros de links como: blogs de comidas e receitas, personal trainer do nicho de emagrecimento, influencers focadas em vida saudável e emagrecimento, coach de emagrecimento, etc.

Como analisar se um Backlink é bom?

Para que você consiga obter sucesso em sua estratégia de backlinks, é primordial saber analisar os backlinks e para isso, alguns itens devem ser observados.

Dentre esses itens, vamos analisar alguns aspectos, que vou explanar adiante:

Autoridade de Domínio e Página

Obviamente um dos principais fatores a se levar em consideração é a força desse domínio e da página em questão que esta linkando pra seu site, afinal de contas, quanto maior a força do domínio e da página que está apontando, mais você vai receber no fim das contas.

Algumas ferramentas podem te auxiliar nessa análise, apesar de não serem métricas oficiais do Google, ou demais buscadores, mas se aproxima bem, inclusive uma da outra, deixo um exemplo abaixo:

ahrefs site analise

Utilizo para verificação e análise a ferramenta ahrefs, ela mostra o DR (Domain Rate ou Autoridade do Domínio) e o UR (URL Rate ou Autoridade da Página).

Aí surge aquela dúvida na sua cabeça “quer dizer que se tiver um DR e UR alto, é um bom backlink”? Não exatamente.

Aí você pensa, então agora lascou tudo?

E minha resposta é: Calma!!! Calma!!! Calma!!!

Ao lado da classificação de UR e DR, você pode observar que temos 2 colunas: Backlinks (trata-se dos backlinks recebidos) e a coluna Domínios Referidos (trata-se de de um domínio único que aponta para esse site), agora só entrar nessas colunas e avaliar os links que chegam, bem como os domínios que apontam para o seu site.

Naturalidade do Link

Outro fator que vai dizer bastante pra nós sobre o backlink é como ele foi criado. Pois para os buscadores, a forma como o link foi criado, tem muito a dizer, pois esse link tem de ser o mais natural possível.

Para que esse link passe o ar de naturalidade, bem como espontaneidade deixo abaixo um exemplo de link natural:

exemplo de link natural

Aqui nesse exemplo, um conteúdo abordando sobre Consultoria SEO e um link apontando para outro conteúdo falando do Porque ter um Site é Importante.

Dentro do conteúdo, você verá que tudo  tem contexto e os pontos estão ligados.

Links que não são naturais vêm de fontes duvidosas, formas de linkagem que não fazem sentido e os assuntos não se correspondem. Esteja atento a esses fatores.

Tipo de Link

O tipo de link que você recebe também vai dizer muito em sua estratégia, pois como já falamos acima, temos os links “follow ou dofollow” que são os links que vão atribuir o “linkjuice” e passar a autoridade e relevância e temos os links “nofollow” que indica ao google paranão passar o “linkjuice” ou não seguir aquele link.

Em uma estratégia de Backlinks, para que tenhamos um ótimo resultado, é claro que devemos focar em conseguir mais links Follow, que vão jogar autoridade e relevância para nosso site.
Porém os links Nofollow também serão importantes em nossa estratégia, embora não deva ser o foco na busca, e deixar que eles venham naturalmente. Falaremos disso mais adiante.

Posição do Link na página ou post

Para que tenhamos mais sucesso ainda, vale observar em que ponto o link foi criado na página ou postagem.

Links que encontram-se nos primeiros parágrafos, caso sejam follow, tendem a passar mais relevância e autoridade do que links criados nos últimos parágrafos, bem como no footer (rodapé).
Links que estão na Home do site também passam maior autoridade e relevância, visto que a home do site, é sua página principal, consequentemente a mais forte.

Texto Âncora

Texto âncora nada mais é que aquela palavra usada quando se faz o link, que conduz para a outra página.
O texto âncora é de extrema relevância na hora de criar o backlink, e deve ser muito bem utilizado na estratégia, caso você deseje obter o máximo potencial desse backlink.
Existem alguns tipos de texto âncora, a serem trabalhados, deixo abaixo suas definições:
  • Correspondência de Marca: palavra-chave em texto âncora que remete a marca, por exemplo: Agência Sparta, Coca Cola, Google;
  • Correspondência de Marca e Palavra-chave: palavra-chave e a marca juntos na âncora, exemplo: Consultoria SEO na Agência Sparta;
  • Correspondência em Images: palavra com âncora em imagens, onde o atributo “alt text” é quem fará esse trabalho de identificação da palavra no texto âncora;
  • Correspondência Exata: âncora na palavra-chave exata, por exemplo: Emagrecimento, Exercício Físico, Melhores Cafeteiras;
  • Correspondência Parcial: nesse caso, evita-se usar o termo exato na âncora, colocando outras palavras, geralmente, um trecho da frase, exemplo: conheça nossa consultoria seo;
  • Correspondência Genérica: essas âncoras pouco vão representar para a classificação e relevância para alguns termos, são geralmente usadas com: saiba mais, clique aqui, veja mais, conheça;
  • Correspondência Semântica: as âncoras de semânticas podem ser usadas inteligentemente na sua estratégia, onde você colocará sinônimos da palavra-chave exata e essas variações vão enriquecer seu leque de palavras-chave indexadas;
  • Correspondência de Cauda Longa: podemos dizer que a âncora de cauda longa se assemelha a correspondência parcial, porém nesse caso, usa-se inteligentemente o termo buscado em específico, exemplo: Como Emagrecer Rápido e com Saúde, esse é um termo exato de busca, que possui volume de 300 buscas (na data que escrevo esse artigo);
  • Correspondência de URL: essa âncora usa a URL em questão para se fazer a linkagem, exemplo: acesse https://agenciasparta.com.br.
Lembre-se de usar uma boa distribuição de correspondências semânticas na sua estratégia de Backlinks, para que fique homogêneo e natural.

Nicho e Contexto do Link

Já falamos várias outras vezes, mas volto a repetir, prefira e opte por links do mesmo nicho e segmento, isso será muito importante na estratégia.

É mais natural e normal um nutricionista receber links de pessoas ligadas a nutrição, culinária, estilo de vida saudável, emagrecimento do que receber links de sites que são do segmento petrolífero por exemplo.

Lembrando que não precisa ser extremamente radical, pois existem mercados que apesar de não serem exatamente correlatos, têm pontos em comum, como por exemplo um site que fale de alimentação natural para Pets, pode apontar para algum material de uma nutricionista que fale sobre alguns alimentos permitidos para cães, nesse caso, basta ter contexto.

Qualidade antes de Quantidade

Claro que, quanto mais links apontando pra você melhor! Mas espere um pouco, não é bem assim.

Não adianta nada você receber 15 links de um mesmo domínio, pois você terá muito mais efeito, se receber 5 links de 3 domínios diferentes, pois você estará recebendo 3 indicações distintas e isso mostrará ao buscador que mais fontes diferentes confiam em você.

E para reforçar, veja os tipos de backlinks que você deve buscar:

  • Links de domínios limpos, sem spams e de boa autoridade;
  • Links contextuais, que sejam do mesmo nicho que o seu, ou próximo e se correlacionem;
  • Conseguir os mesmos links que o seu concorrente tem;
  • Conseguir novos links que o seu concorrente não tem.

Links Nofollow: Também são importantes?

Para o sucesso do seu projeto, os backlinks nofollow são tão importantes quanto os backlinks “dofollow”.

Mas como assim? Se os links nofollow não passam o linkjuice, porque devo ter links nofollow na minha estratégia?

É o que vamos ver a seguir:

Naturalidade no seu Perfil de Backlinks

Cada dia que passa, o Google fica mais inteligente, visto que está em constante evolução e aprendizado.

Não seria estranho, o Googlebot passar pelo seu site e encontrar somente links dofollow?

Este é um fator que você deve estar muito atento, pois ter somente backlinks dofollow, vai deixar muito claro ao Google que você obtém links de estratégias que ele não prestigia, como: troca de links, guest posts, PBN, entre outras estratégias.

Portanto, para soar uma naturalidade para a sua estratégia, tenha também bons links nofollow.

Gera Sinais Sociais

Apesar de não ser uma informação oficial do Google, mas sim, o Google adora sinais sociais e isso vai impactar diretamente em sua estratégia de Backlinks.

Portanto, backlinks oriundos de Perfís em Redes Sociais, bem como compartilhamentos em suas redes sociais, e também em redes sociais de terceiros, traz tráfego e também várias menções à marca, pois tudo que acontece nas redes sociais, desde o perfil criado até as postagens são indexáveis.

Agora veja como tudo faz sentido, menções para sua marca traz reconhecimento, o tráfego oriundo das redes, além de trazer “movimento” também vai contribuir positivamente para suas métricas, caso seu projeto esteja bem feito.

Gera Brand Awareness

Ainda falando sobre a percepção de marca, agora, não para o Google, mas sim para o seu público e os visitantes de seu site, quer saber como? Eu explico: um visitante comum de um site, não sabe o que é um link nofollow ou dofollow.

Nós como profissionais de SEO sabemos e entendemos a importância de receber o Linkjuice, mas aquele simples visitante que está navegando pela internet e vê um apontamento e clica só entende que um determinado site, está “mencionando” o seu, portanto, mesmo um backlink de um bom site apontando para o seu, vai gerar uma Notoriedade de Marca.

É bem possível conseguir esses backlinks Nofollow de qualidade em serviços como o Dino ou PRNews, que são ótimas ferramentas para realizar o trabalho de Brand.

Tráfego é Tráfego

Como já viemos explanando, o navegante da internet não sabe se o link é Nofollow ou Dofollow, portanto, seja ele oriundo do tipo de link que for, que ele venha para o seu site, sendo assim, tráfego é tráfego.

Todos 2 tipos de links funcionam da mesma e exata maneira, o visitante vai clicar no link e será redirecionado para o seu site, então, use dessa estratégia para receber novos visitantes em seu site, para que através de seu bom conteúdo eles possam ser impactados e gerar bons resultados.

Então, perceba a importância de se ter bons backlinks nofollow apontando para seu site, pois mesmo que de forma real e oficial o Google não reconheça o link, estamos falando de bons sites apontando para o seu e te indicando, mostrando para seus leitores que confiam no seu trabalho e estão te citando, e isso, de outras maneiras, gera autoridade.

É como o velho ditado, quem não é visto, não é lembrando. Prefira ser visto!

Melhores Ferramentas de Backlinks do Mercado

Nenhuma estratégia de Backlinks vai ter sucesso sem o apoio de ferramentas. Muitos até fazem a junção de todas para ter uma visão mais ampla, porque alguns backlinks aparecem em algumas ferramentas e outras não, visto que cada uma possui seu webcrawler passeando pela internet.

Também é importante ressaltar que cada SEO têm sua preferência e familiaridade por alguma ferramenta, por isso, vou listar aqui as melhores ferramentas de backlinks disponíveis no mercado e explanar um pouco sobre cada uma delas.

Google Search Console

Google Search Console submission
Impossível não colocar em primeiro lugar o Google Search Console, ou apenas GSC.

O GSC é uma ferramenta que apenas o administrador e/ou proprietário do site têm acesso e é uma ferramenta gratuita.

Com o GSC você tem acesso as páginas que recebem backlinks para você mensurar em sua estratégia quais páginas estão sendo bem trabalhadas e quais você precisa priorizar na estratégia de backlinks. Também é possível ver quais sites apontam para o seu, bem como o texto âncora utilizado, o que tem muito peso na estratégia de posicionamento.
No Search Console também é possível você dar Disavow nos links que não são bons para o seu projeto, assim como os links tóxicos e Spams.

SEMrush

logo sem rush pjofpl8a0wtotoq07r4ecyotpy17jcaswbkybt4e70

Uma ferramenta entre as mais conhecidas, talvez até a mais popularmente conhecida do mercado. Com a SEMrush você consegue fazer um trabalho brilhante na sua estratégia de backlinks, graças a sua base de dados que é gigantesca e de impor muito respeito.

Assim como sua maior concorrente (que falaremos a seguir), possui muitas outras funcionalidades, como pesquisa de palavra-chave, análise da concorrência, pontos de melhoria, proporcionando um ótimo custo-benefício, graças a tantas funções.

Ahrefs

ahrefs

A minha ferramenta preferida e também a mais completa do mercado (em minha opinião).

Ahrefs possui uma base de dados muito completa, porém as vezes demora um pouco para ir atualizando. Bastante forte nas informações de backlinks, mostrando os novos links, links perdidos e mostrando também através de gráfico.

Para a parte de palavras-chave, mostra a densidade, novas palavras, palavras perdidas também. E a ferramenta, traz outras funções de pesquisa de palavras, assim como sua concorrente e te permite fazer auditoria de seu site, bem como de seus concorrentes.

No mercado temos outras ferramentas que também são bastante conhecidas, e caso você deseje pesquisar, segue abaixo:
Além de outras menos conhecidas, que eu nunca pesquisei, por isso prefiro não comentar sobre elas, pois não conheço o suficiente.

Como Conserguir Backlinks?

Aprenda a estabelecer uma estratégia sólida de aquisição de Backlinks.

Após tudo que foi explanado, para você conhecer a importância dos Backlinks em sua estratégia rumo ao Topo do Google, que vai desde a origem, em saber o que é um backlink, até como avaliar o backlink e quais suas páginas precisam de receber backlinks, agora vamos a prática.

Nesse momento, você deve estar pensando, ok! Agora quero saber realmente como vou conseguir Backlinks de qualidade para o meu projeto, então vamos lá.

Google Alerts

Uma estratégia extremamente simples de você conseguir backlinks é com o Google Alerts.

A ferramenta detecta quando um determinado termo selecionado é publicado na internet e te envia alertas, que você configura a frequência que deseja receber os alertas de conteúdos marcados como de seu interesse.

Você pode usar essa estratégia, configurando alertas para as menções a sua marca e também para palavras-chave de seu interesse e suas variações.
Quando receber alertas sobre sua marca, basta você entrar em contato e pedir a inserção de um link, pois esse virá com muita naturalidade, por se tratar de um conteúdo já indexado.

Já para os alertas de palavras-chave de seu interesse, pode negociar e oferecer conteúdo atualizado ou mais completo, em troca de um link apontando para o seu site, que também virá de uma forma muito natural.

Guest Post

A forma mais tradicional de se conseguir backlink, uma das mais populares também.

O método Guestpost consiste em você produzir um conteúdo para o site ou blog de um parceiro, normalmente você também oferece um espaço para esse parceiro postar em um site ou blog seu.

Procure sempre bons parceiros, pois o sucesso em sua estratégia de guest post só vai lhe trazer bons resultados, encontrando parceiros de qualidade.

Link Baiting

Essa estratégia chamada Link Baiting consiste em criar posts ou páginas com conteúdos extremamente ricos em conteúdo, que vai encantar os leitores a ponto desses se recusarem a não compartilhar. Esses conteúdos geralmente atraem um bom volume de backlinks para a sua página.

Os conteúdos Link Bait normalmente atraem muitos links de compartilhamento em redes sociais, bem como de blogs ou sites corporativos que foram diretamente impactados por seu comteúdo.

Os tipos de conteúdos normalmente criados para uma estratégia eficiente de link bait são:

  • Infográfico: muito popular e ótimo para se criar conteúdos educativos e de fácil leitura e entendimento;
  • Ebooks: os conteúdos em PDF também são ótimos para essa estratégia, normalmente são conteúdos mais aprofundados e lhe traz boa autoridade, onde você demonstra bons conhecimentos do conteúdo abordado;
  • Checklist: ótimos também para a estratégia, as pessoas adoram checklists e esses despertam muito a interação com os usuários;
  • Ferramentas: conteúdo que normalmente tem bom impacto na audiência, muito viciante as vezes, gera muita autoridade e normalmente fideliza, entre os modelos temos: ferramentas para análise, calculadoras, auditoria, etc;
  • Pesquisas e Enquetes: é o tipo de conteúdo que por sí só já cheira o link bait, pois as pesquisas geram informações relevantes e dados sobre determinado nicho de mercado;
  • Listas: outro tipo de conteúdo que também é ótimo para essa estratégia, pode ser usado diversas vezes e sobre diversos temas também, esse tipo de material desperta muito o interesse dos leitores.

Existem outros tipos de conteúdos, mas focamos aqui nos mais populares.

Seja diferente e inove sempre, e verá que essa estratégia irá de encontro com seus objetivos.

Links Quebrados

Exige um certo conhecimento, mas uma estratégia muito eficiente, que é encontrar links quebrados na internet.

Os links quebrados, são links dentro de conteúdos existentes, porém que apontam para sites que não existem mais ou que mudaram seus endereços ou url’s por algum motivo. Portanto, esses links ao serem clicados, normalmente voltam erros, a exemplo do erro 404.

Agora você deve estar se perguntando, como eu vou me beneficiar desse erro?

Ao encontrar um link quebrado, e informar esse link ao dono do site em questão, você já está gerando valor pra ele, informando de um erro dentro do site dele, outro ponto é você oferecer um conteúdo mais completo e mais atualizado e propor substituir o link em questão, para um link que direcione e aponte para a sua página na internet, com um tema que tenha a ver ou até mesmo complemente o conteúdo em questão.

Agora você pensa, e como eu vou encontrar esses links quebrados na internet?

Para isso, é necessário o uso de algumas ferramentas, vou citar algumas delas:

As primeiras são ferramentas pagas e que exigem um certo grau de conhecimento para serem manuseadas, mas que valem muito o investimento.

Replicar Backlinks de Seus Concorrentes

Essa é uma forma interessante de se conseguir backlinks de boa qualidade, ou seja, verificando os backlinks de qualidade que seus concorrentes tem e você ainda não tem.

Essa forma, também é interessante, pois assim, você elimina uma barreira de vantagem que o projeto dele tem perante o seu.

Para isso, faça uma auditoria de backlinks no site dele, diagnostique os links, veja qual tipo, como ele pode ser feito e entre em contato com o possível parceiro e proponha a criação do link.

Para fazer essa auditoria de links, novamente saiba que será necessário o uso de feramentas, como o Ahrefs, SEMrush, Ubersuggest, entre outras.

Links de Redes Sociais

Uma forma de criação de backlinks que inclusive pode até fortalecer o nome de sua marca são os Backlinks de Redes Sociais.

Esses backlinks, geralmente são oriundos de perfis nas redes sociais mais tradicionais, como Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Pinterest, como também redes sociais mais específicas do seu nicho de negócios, a exemplo do Behance para Designers.

Método simples para aquisição de backlinks, mas é um excelente pontapé inicial em sua estratégia.

Links de Comentários

Essa forma, bastante controversa, porém, de acordo com pesquisa realizada pelo Neil Patel pode surtir algum efeito se realizado de maneira correta.

Os backlinks de comentários podem ser adquiridos em posts que aceitam comentários no final da página e em fóruns de conteúdos ou comunidades de ajuda, muitos usam essa técnica, de forma que se caracteriza como SPAM, mas com sabedoria e um bom filtro, é possível encontrar bons sites que são relevantes para o seu nicho e vale a pena realizar alguns links para seu site.

Método que também é simples para aquisição de backlinks, interessante para ser usado no início de sua estratégia.

Vale a pena investir na Aquisição de Backlinks?

Após você descobrir praticamente tudo sobre os links, desde sua origem, tipos, pra que servem, qualidade dos links, ferramentas para backlinks, fica muito claro que no universo do SEO, podemos afirmar que a estratégia de aquisição de backlinks está no topo da cadeia alimentar, pois ele é um dos principais fatores de rankeamento.

Os SEO’s de todo o mundo trabalham focados no Google, por ele ser o principal mecanismo de busca do mundo atualmente.

Portanto, não investir em uma estratégia sólida e consistente de aquisição de backlinks muito provavelmente não vai lhe permitir alcançar as posições do topo do principal mecanismo de busca, o que vai te deixar muito atrás de seus principais concorrentes.

 Mais lembre-se, para conquistar cada vez mais links e com isso, conquistar o rankeamento, é necessário ter conteúdos que mereçam receber backlinks, esse é o ponto chave para a estratégia.

A evolução no projeto não acontecerá da noite para o dia, portanto, é preciso recorrência na estratégia, persistência, dedicação e paciência.

Coloque tudo que aprendeu nesse conteúdo em prática para conquistar os resultados tão desejados.

Criação de Sites Profissionais
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para garantir uma boa experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade